sexta-feira, 17 de junho de 2016

A Dilma pode voltar??


Como todos sabemos (e aturamos), o Brasil vive momentos conturbados em sua política, em meio a um processo de Impeachment cheio de polêmicas.

Conduzido e rebatido por políticos tradicionais, que estão na cena há décadas, o processo de impeachment tem passado por capítulos dignos da série americana House of Cards, onde a luta pelo poder passa por um intrincado, complexo e inescrupuloso jogo de influências e desmandos.

Sim, muito bacana, netflix e tal, mas a Dilma volta?

Vamos lá. 
No ponto em que estamos, exatamente sexta-feira, 17 de junho de 2016,


Êba! SEXTA! 

#fdschegou #partiubalada #sextasualinda

Não, pera. 
Aqui o negócio é sério. 
Eu acho.



Voltando...

Hoje o processo de impeachment está sendo analisado pela comissão especial do impeachment (formado por 21 senadores) que votará a aceitação ou não do parecer que será elaborado pelo relator (um dos senadores da comissão), em meio a longas e demoradas sessões de acusação e defesa da presidente Dilma Roussef.

Votou o relatório na comissão. E aí?

Os senadores da comissão votarão se indicarão ou não que a presidente Dilma seja afastada definitivamente.

Seja qual for a votação com relação ao parecer, a votação para decisão final sobre o futuro político da ex-chefe da casa civil será no plenário do senado, ou seja, votação em que todos os 81 senadores, não só os da comissão do impeachment, terão direito a voto.

O voto é aberto (todo mundo vai poder ver como cada deputado votou)e uma curiosidade é que essa sessão será conduzida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandovski, e não pelo presidente do senado, Renan Calheiros.

Rapaz, eu quero saber é se a Dilma volta. 

Eu sei, eu sei, muita coisa depende disso. 

A economia está paralisada aguardando saber quem será o presidente do Brasil. Os lojistas querem saber para programar as vendas no natal. Os funcionários comissionados querem saber se ficam, saem ou voltam. Os ministros querem saber se ficam, saem ou voltam. Até o presidente do comitê olímpico internacional quer saber quem será o presidente que fará o discurso de abertura das olimpíadas (será que vai ter vaia..?)

Vamos voltar um pouco.

Para chegar na comissão do impeachment, o processo já passou por uma votação prévia no senado, para decidir se a denúncia seria aceita ou não.

Para ser aceita, a denúncia de impeachment precisava de maioria simples dos 78 votos/senadores presentes na sessão. Ou seja, metade mais um = 39.

A votação teve 55 votos a favor.

Vixe que lavada!!

Mais ou menos. Porque para que o impeachment ocorra definitivamente, a votação no plenário (lembra, falei ali em cima) não é maioria simples, e sim 2/3 dos votos. 

Se todos os 81 senadores estiverem presentes na sessão, então serão necessários 54 votos para afastar definitivamente a presidente do mandato.

Lembra que a votação para aceitação da denúncia teve 54 votos?

Pela última vez... a Dilma volta ou não??

Há chances. Basta que um ou dois senadores mudem de opinião e os votos não alcancem os 2 terços. E o que os faria mudar ou manter o voto...?

Fique atento a como vota o seu senador nesta questão. E até se ele vai misteriosamente não aparecer no dia da sessão. 

Isso pode fazer toda a diferença na contagem final dos votos e nos rumos que o pais tomará deste ponto em diante. (Lembram do sumiço da Tia Eron na votação para a cassação de Eduardo Cunha??) 

E comece também a analisar em quem você vai votar nas próximas eleições.
Eu já decidi. Que saber em quem eu vou votar??
Clica AQUI!

2 comentários :

  1. Na prática existe uma outra possibilidade de retorno da presidenta além dos votos em plenário, e é nessa chance que a defesa da Dilma se agarra com unhas dentes e argumentos cansativos. O TEMPO (prazo) é o maior a aliado e talvez a única esperança real de Dilma, caso o processo não tenha um grande final em até 180 dias, a presidenta volta a ser a mandatária com todos os direitos.

    ResponderExcluir
  2. Corretíssimo, amigo Wagner!
    Pelo visto, esse é o rumo pelo qual as coisas caminham.
    Por outro lado, havendo os motivos para a ascensão da nova "liderança" sido desmascarados, podem muito bem continuar ignorando os apelos da ética e continuar passando por de tudo, como, aliás, vem sendo feito!
    Dessa forma, tudo pode mudar a qualquer tempo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...