domingo, 26 de junho de 2016

Indicação de filme: Trabalho interno



Que a Netflix possui uma vasta gama de documentários de qualidade isso não é novidade pra ninguém.

Então quero aproveitar esse domingão de sol na maior parte do Brasil e indicar um excelente documentário chamado "Trabalho Interno", ou em inglês "Inside Job".

O filme traz de maneira didática e detalhada os principais fatores que levaram à crise econômica global de 2008, iniciada na Islândia (sim, na Islândia) e vitaminada e amplificada pela megaeconomia dos Estados Unidos.

Só quando assisti esse filme, entendi do se tratavam os famosos títulos sub-prime do mercado imobiliário americano e a bolha que
se formou por conta da ausência de controles fiscalizatórios mais rígidos por parte das autoridades monetárias.

É possível também acompanhar testemunhos dos principais personagens dessa crise, como banqueiros, membros do governos, investidores e claro, os clientes e pessoas "comuns" que tiveram sua vida afetada diretamente pelas decisões de quem estava no comando das operações.

Ganhador de vários prêmios nos festivais de Cannes, New York e Toronto, o filme conta com a narração (e ativismo) do ator Matt Damon e direção de Charles Ferguson.

Assisti este documentário no avião, então uma coisa eu garanto, ele prende a atenção. E trata todos os temas com uma postura crítica e uma análise inteligente, que nos leva a pensar nos modelos econômicos vigentes e claro, a tentar enxergar qual será a próxima bolha, por que sim, ela virá.

2 comentários :

  1. Boa dica, Sid. E, aproveitando o ensejo, tu poderias criar uma seção do tipo: dicas/resenhas para aliviar a nossa inquietude na busca por temas, assuntos, filmes, músicas novas ou não descobertas pelos outros. Vai que é um anseio da maioria dos leitores do blog?!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Ric!
    Boa idéia!
    Já estou separando algumas coisas aqui!!! Se assistir o Inside Job, volta aqui pra me dizer o que achou!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...