quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você morre pela boca (e pelo estômago!)


" A gente morre pela boca"

Eu não poderia concordar mais.
Nunca fui de comer muita bobagem e sempre evitei frituras e refrigerantes. Mas meu radicalismo alimentar  ia só até esse ponto.

Porém, eu comecei a perceber que alguns hábitos alimentares são realmente isso: hábitos.
E o pior é que a maioria deles são maus hábitos.

Por exemplo, nunca entendi nossa mania de comer pratos gordurosos e pesados vivendo numa região de clima quente como o de Fortaleza. O mais indicado seriam alimentos leves, saladas e sucos.
Vai ver tenha alguma explicação histórica, antropozoomórfica-colonial, sei lá.

Também comecei a pensar no jantar e na nossa mania de tacar arroz, feijão, bife, batata frita e suas variantes, poucas horas antes de ir dormir quando nosso corpo não terá tempo de queimar o que você consumiu. Logo, isso vai virar gordura acumulada, claro.

Pois bem, aproveitando a visita de minha digníssima e saudabilíssima esposa ao nutricionista, resolvemos entrar de cabeça na alimentação saudável. E vou te dizer, não é tão difícil assim.

E digo mais uma coisa: é notável a diferença de sensação de inchaço. Também é perceptível a mudança com relação à disposição, quando você passa a se alimentar de forma balanceada e praticar atividades físicas regulares.

Então, continuo evitando esses alimentos pesados e incluí na minha dieta produtos integrais, aveia, granola e outros friscurites.

Essa imagem aí de cima foi a segunda parte da minha refeição de hoje à noite:
- Morangos
- Cereal Crunch Nestlè
- Granola
- Mel
- Aveia
- Iogurte

A primeira foram algumas torradas e suco à base de leite de soja.

Ah, pra quem não tem saco de preparar a própria refeição, uma opção bacana em Fortaleza é a Salad Creations, que além de um cardápio variado de saladas, tem a famosa sopa no pão. Isso mesmo, sopa no pão.



E você, jantou o quê hoje?

4 comentários :

  1. Hmmmm, que delícia!!! A verdade é essa mesmo, é uma questão de hábito! E aos poucos voce vai descobrindo novos gostos e embrulhando o estomago só de pensar em mcdonalds e cia. Tô chegando lá...

    ResponderExcluir
  2. Acabei de jantar um pedaço de bolo com vinho,rs.Teu pensamento é bastante pertinente quando fala dos pratos pesados para países quente como o nosso,e assino em baixo tudo que escreveu.Só que para mim funciona assim...se eu tiver um dia estressante eu como coisas totalmente estúpidas.Como hoje foi um dia pra lá de punk certamente não comi e não me dispus de fazer algum prato saudável. :(
    Amanha quando eu for me alimentar me lembrarei desse post.Muito bom amigo.

    ResponderExcluir
  3. Vixe, é mesmo. Fomos comer McDonalds semana passada, passei 3 dias empaxado..

    ResponderExcluir
  4. Rapa, tu deve ter me mencionado aqui só pra me ver falando besteira, pois não domino assuntos comidares. Mas vamulá.

    É, combater hábitos é dose, mas combater nossa formação histórica é foda.
    (Agora vou botar a mão no queixinho pra falar, como se fosse aluno de Humanas da Uece): O período das charqueadas influenciou muito nossa forma de ser. Atravessávamos esse Estado de cabo a rabo debaixo desse solzinho marromenu tocando boiadas pela beira dos rios secos. Nossa dieta era brutalmente carnívora. Sinceramente não sei se vou conseguir me desvencilhar das comidas gordurosas nessa encarnação...
    No mais, parabenizo vc e a Aline pela decisão de viverem mais. Garantia de que vcs vão meu enterro.

    Rogerio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...