sábado, 16 de julho de 2016

Indicação de Livro - CRASH, uma breve história da economia



Apesar de ser publicitário de formação, nunca trabalhei diretamente na área. Minhas experiências profissionais sempre foram na área administrativa, em setores que vão desde compras e suprimentos e financeiro, passando por RH e controladoria.

Porém, faz alguns meses que resolvi me aprofundar em leituras mais voltadas para as ciências econômicas. Inclusive este blog é não deixa de ser um reflexo desta decisão. Penso até em fazer uma graduação ou mesmo uma pós na área, quem sabe? Fiz MBA em Gestão Empresarial, mas agora quero algo mais específico.

Ok, agora que sabemos seu currículo, e a indicação do livro?

Pesquisando sobre quais livros seriam interessantes para começar este novo caminho, me deparei com o excelente CRASH, uma breve história da economia, do escritor Alexandre Versignassi, que pasmem, assim como eu, não é economista ou administrador e sim, um comunicólogo, redator-chefe da revista Superinteressante, onde mantém um blog semanal!

E o que o livro tem de tão bom assim?


Rapaz, o livro é bom. Muito bom.
Quando você começa literalmente não consegue parar de ler.

Só pra você ter uma noção do quão fora do comum este livro é, ele começa explicando o que foi o mercado especulativo das tulipas na Holanda do século XVII.

É.

Seja explicando a origem da inflação nos tempos do império romano, seja nos levando à Londres da época da revolução industrial para ilustrar como surgiram as bolsas de valores, o autor nos leva em vários momentos a fechar o livro, para abrir um sorriso e mandar um "ahhh, então é por isso!!".

E a escrita, não fica "travada" não?

De forma alguma!

Alexandre escreve de uma maneira leve, descontraída e até mesmo engraçada sobre conceitos usualmente complicados, que envolvem as ciências econômicas e as artes financeiras. E se você lê este blog já há algum tempo, vai perceber claramente a influência que o estilo usado neste livro teve na forma como eu escrevo.

Tá quase me convencendo. Que mais tem de bom no livro?

Quer saber porque um país simplesmente não imprime mais dinheiro quando está com dívidas? A resposta está lá.

Dúvidas de como surgiu o papel moeda e por que ele vai sumir? Você também encontrará no livro.

Quer saber o que raios é Taxa Selic?

Alexandre esclarece estas e outras questões de forma magistral, sempre fazendo um paralelo com situações reais do dia-a-dia e trazendo a compreensão mais próxima da nossa realidade.

Bom, chega de enrolação! 

LEIA!
(depois volta aqui e me diz aqui o que achou!)

P.S. Se você tem Kindle Unlimited, da Amazon, o livro está disponível de graça!


Não esqueça de se inscrever na nossa Newsletter, para receber as atualizações deste Blog!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...