Tenho percebido cada vez mais como é difícil honrar um compromisso no Brasil. Nas últimas semanas, percebi que a rotina diária tem me afastado de meus amigos de infância, faculdade e trabalhos anteriores.
E aí tenho tentado marcar um encontro ou almoço com estes amigos.
Inútil missão.
Apesar dos inúmeros meios de comunicação imediata que dispomos hoje (email, telefone, celular, whatsapp), nenhum deles tem sido eficiente para que eu consiga marcar um horário com a galera.
Em outras situações, como no ambiente de trabalho, é comum marcar uma reunião com antecedência e na hora ter que sair "catando" o pessoal que não lembrou daquele compromisso.
Pode ser frescura minha, mas acho isso tudo o cúmulo do desrespeito com o outro.
Quando marco algum compromisso com alguém, faço das tripas coração para cumpri-lo, afinal a outra pessoa, de tantos compromissos possíveis, reservou aquele tempo para estar na minha companhia.
Acho que isso é cultural, o que acaba refletindo em todas as esferas sociais. O político que não tem compromisso em cumprir com as promessas de campanha, o fornecedor que tem como último item na lista de prioridades deles entregar o que foi combinado com o cliente.
E assim vamos.
Ê Brasil...